EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

13 de novembro de 2017

OS CRISTAIS - PORTAL DE LUZ


Os cristais constituem um importante capítulo dentro do esoterismo. As tradições espirituais de todos os tempos sempre deram bastante valor à capacidade mágica dos cristais, ao seu poder e a suas faculdades latentes. Ao contrário do que a ciência humana acredita, os cristais não são apenas matéria morta, eles são, ao contrário, seres dotados de vida e consciência. Os aborígenes, por exemplo, chamam os cristais de “pedras vivas”, e acreditam na consciência que reside oculta neles. Embora se mantenham inertes do ponto de vista material, os cristais possuem uma consciência muito evoluída para o reino mineral.
Os cristais são os habitantes mais desenvolvidos deste reino, atrás apenas do diamante, que seria um tipo de cristal mais raro e ainda mais elevado que o cristal comum. O diamante iniciou sua grande jornada sendo, um dia, um pequeno e rudimentar pedaço de carvão. Mas após milhões de anos ele foi evoluindo e se tornou a magnífica e bela pedra cujo valor de mercado é altíssimo. Esse é um processo semelhante ao desenvolvimento da alma humana: começamos como uma espécie de carvão bruto, escuro e sem transparência. Mas após uma série muito numerosa de nascimento e mortes, passamos a uma condição de maior depuração, brilho e beleza, e nos tornamos brilhantes, puros e claros tal como o diamante no reino mineral.
Do ponto de vista puramente físico-químico, os cristais são considerados sólidos sem vida cujo arranjo de sua constituição atômica e molecular obedece a uma estrutura extremamente organizada e regular. Eles são considerados formas físicas que atendem a um padrão muito preciso, e cuja estrutura é formada por uma geometria específica. Muitos desconhecem este fato, mas existem sete tipos principais de cristais da natureza (assim como existem sete chakras principais e sete níveis de consciência no ser humanoi). Além disso, os cristais crescem e se expandem num ritmo específico, que pode perfazer centenas de milhares de anos. Existem muitos tipos e aplicações diferentes de cristais, um para cada necessidade humana. Por esse motivo, quando os cristais começarem a ser efetivamente utilizados como instrumento de evolução da consciência, a humanidade começará a viver numa nova era de paz, fraternidade e felicidade.
Há milênios o cristal é usado em rituais, invocações, feitiços e trabalhos espirituais diversos. Seu uso, no entanto, costumava se limitar aos líderes religiosos e mágicos, como os xamãs, os medicine-man, os magos, sacerdotes e iniciados de várias épocas. Porém, nos dias de hoje, há uma impressionante proliferação de cristais em toda a sociedade, principalmente após a ciência descobrir seu incrível potencial de circulação e transformação de energias. O potencial que reside nos cristais é de uma capacidade tão imensa que ainda escapa completamente daquilo que o ser humano conhece hoje em dia. Só para se ter uma ideia, dizem os místicos e iniciados que a energia que pode ser canalizada em apenas um pedaço simples de quartzo é suficiente para gerar energia para todo o mundo.
Porém, somente no século XX os cristais começaram a ser reconhecidos em seu potencial tecnológico: muitos chips usados hoje em dia são compostos basicamente de cristais. Tecnologia em celulares, rádio, televisão, computadores, aparelhos de exame médico, e até mesmo naves espaciais fazem uso dos cristais para diversos fins. Não apenas na área das telecomunicações, mas também em outras áreas, como na indústria bélica, por exemplo, os cristais são usados no laser como instrumento de precisão do tiro. O laser é basicamente um cristal de rubi que, ao incidir um feixe de luz sobre ele, filtra essa luminosidade e a transforma num raio coerente, monocromático e colimado (torna paralela a trajetória das partículas luminosas). O laser também existe graças aos cristais de rubi.
Cristais como forma de proteção
Os cristais sempre foram considerados pedras protetoras, capazes de neutralizar as más influências. Até mesmo a igreja católica, num determinado momento de sua história, reconheceu essa capacidade dos cristais. Em uma oração realizada nos séculos XII e XIII vemos essa característica de proteção atribuídas aos cristais: “Santificados sejam as virtudes que conferiste a cada uma delas (as pedras) de acordo com a sua qualidade, e que todo aquele que a use possa sentir a presença de seu poder e seja digno de receber a sua proteção. Agradecemos a Deus”.
O cristal era considerado um amuleto de sorte e proteção para vários sacerdotes antigos. Alguns povos indígenas norte-americanos, por exemplo, costumavam colocá-los em colares ou numa bolsinha que sempre carregavam consigo. Sabe-se que usar os cristais em bolsas, colares, anéis ou de outras formas pode ajudar a reequilibrar nosso campo magnético individual e harmonizar nossas emoções. No entanto, cada cristal terá um efeito diferente.
No xamanismo, os cristais serviam para afastar os maus espíritos, e assim manter uma aura de proteção no ambiente. Porém, a proteção exercida por um cristal não ocorre apenas pela harmonização do ambiente, mas principalmente pelo efeito purgativo dos miasmas emocionais e espirituais que ele ajuda a eliminar na própria pessoa, tornando-a menos suscetível as vibrações negativas. Obviamente nem todos os cristais oferecem essa capacidade de proteção. Alguns cristais são mais aptos a desempenhar essa função, como a turmalina. Especialistas no assunto afirmam que a turmalina negra ajuda na proteção do ambiente e na autoproteção. Dizem que é um cristal que purifica e protege o nosso corpo etérico, o corpo das energias bioplasmáticas, nossa força vital que circula pelo organismo.
Um trecho da Bíblia mostra como os cristais eram usados na antiguidade para autoproteção. Em Êxodo (28:15-30) há uma descrição de como o profeta Aarão utilizava em seu peitoral um conjunto de doze cristais. Parece que, quando esses cristais eram colocados num arranjo espacial específico, juntos eles geraram uma esfera poderosa de proteção, além de outros benefícios desconhecidos. O número doze não é aleatório. Esse número é a união entre o 1 e o 2 e possui um simbolismo muito importante no esoterismo. Doze eram as tribos de Israel, e doze eram os apóstolos de Jesus. Aqueles que conhecem os mistérios que envolvem esses cristais e o número doze estarão de posse de uma sabedoria ancestral que infelizmente se perdeu na noite dos tempos. O arranjo de determinados cristais e sua localização não servem apenas para proteção, mas também para a captação de energias cósmicas ainda desconhecidas da Terra. Dizem que, por esse motivo, alguns reis da antiguidade, que eram iniciados, usavam uma coroa de cristais na cabeça, a fim de captar energias provindas do cosmos e filtra-las para o acesso do nosso chakra coronário. Inclusive, a palavra coronário vem de “coroa”.
Cristais como forma de acesso ao inconsciente
Poucas pessoas sabem que os cristais são instrumentos valiosos de acesso ao inconsciente. José Laércio do Egito, no seu livro sobre Cristais, diz o seguinte a esse respeito: “Quando entramos em verdadeiro contato com um cristal ele funciona como se fosse um espelho no qual se reflete a luz intensa da consciência”. Essa frase é bastante significativa e constitui um importante princípio do uso dos cristais.
Quando observamos atentamente a superfície de um cristal, principalmente o cristal de quartzo branco, podem aparecer imagens, cenas e toda uma série de situações e circunstâncias que são a exteriorização de nossos conteúdos inconscientes. Isso ocorre por que, tudo aquilo que é puro pode revelar a impureza; tudo aquilo que brilha pode revelar aquilo que até então estava oculto na escuridão.
Imaginemos nosso inconsciente como um quarto escuro, onde nele escondemos toda sorte de mágoas, feridas, aflições, desgosto, ansiedades, preocupações, tormentos, vazio existencial, culpas, autocobranças, etc. Imagine agora que o cristal, por sua natureza pura e límpida, brilha intensamente e permite a visão de todas as coisas que estavam nesse quarto escuro e que eram imperceptíveis por conta das trevas que o velavam. Os cristais funcionam dessa forma: eles refletem o material que está dissimulado na consciência e pode desnudar nossos aspectos interiores adormecidos.
Nesse sentido, o cristal de quartzo ajuda a refletir a nossa consciência em formas de imagens que vão aparecendo em sua superfície. Os cristais mais eficientes para tal procedimento são os cristais de quartzo e principalmente as bolas de cristal. Para que o resultado seja melhor, faz-se necessário uma bola de cristal de quartzo pura. Porém, é muito difícil de encontrar um cristal de quartzo em estado puro, sem as marcas internas. A maior parte dessas bolas de cristal que são vendidas atualmente em lojas de produtos naturais são constituídas de vidro, e não são autênticos cristais de quartzo puro. De qualquer forma, a bola de cristal pura serve mais para aqueles indivíduos que trabalham diretamente com as capacidades do cristal, como alguns sensitivos.
Uma das melhores formas de acesso ao inconsciente por meio de cristais é a visão do nosso passado atual ou de nossas vidas passadas. No livro “Investigando Vidas Passadas” de Raymond Moody, o autor afirma que utilizou a bola de cristal a fim de gerar visões das vidas passadas de seus consulentes. Moody conta que esse método se mostrou muito eficiente no resgate das vidas passadas, até mesmo mais eficaz do que os métodos convencionais. Para tanto, a pessoa deve fixar sua atenção na superfície lisa do cristal e fazer uma pergunta. A resposta virá em forma de imagens e pode vir também expressa em emoções e sensações físicas.
No entanto, é preciso tomar cuidado com esse método, pois o exagero ou o mau uso podem acarretar efeitos negativos a pessoas inexperientes nesse campo. Não apenas os cristais, mas também os espelhos e outros superfícies lisas podem revelar aspectos do nosso inconsciente, como nosso passado desta ou de outras vidas. Mas o cristal de quartzo, principalmente a bola de cristal, é provavelmente o meio mais eficiente para se atingir esse objetivo.
Cristais em outras Dimensões
No esoterismo, há um importante princípio que afirma a similaridade de todos os planos ou dimensões. Tudo que existe no plano físico possui uma contraparte nos planos mais sutis. É a máxima hermética que diz: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”. Para dar um exemplo, o corpo material do homem é seguido, num plano menos denso, ao corpo etérico. Num plano ainda mais sutil, há o corpo astral, e logo acima o corpo mental. Existem ainda invólucros mais elevados e “rarefeitos”, por isso se diz que o ser humano é um ser multidimensional. Da mesma forma, os animais, os vegetais e também os minerais existem no plano material e nas diversas dimensões que se encontram “acima” do físico. Dessa forma, os cristais também estão presentes em abundância em planos menos materiais e grosseiros.
Muitas pessoas que desencarnam encontram valem e cidades compostas de variados tipos de cristais. A composição de alguns destes cristais sequer existe no plano físico; são encontrados apenas nos planos mais elevados. As tradições também mencionam este fato. Nos Puranas, que são uma parte dos livros sagrados do Hinduísmo, a tradição afirma que Krishna vivia numa cidade que contém abóbodas feitas de material cristalino, com rubis, diamantes e esmeraldas. Já na tradição antiga tibetana é mencionado que a parte leste do paraíso é quase toda constituída por cristais claros e muito puros. Tudo isso é uma referência a crença inata dos seres humanos de que os cristais estão presentes nos planos superiores.
Essa descrições podem não ser apenas resquícios de mitos e lendas de povoc ignorantes. Talvez exista hoje em dia evidências experimentais de que assim seja, tudo isso baseado no relato de pessoas que cruzaram o limiar da vida e da morte nas chamadas “Experiência de Quase Morte”. Há vários relatos de pessoas que viveram a chamada “morte clínica”, se viram saindo do seu próprio corpo e de repente estavam num local belíssimo, cheio de natureza, animais e pessoas de branco. Nesse lugar maravilhoso, algumas construções tinham como base diferentes tipos de cristais de cores variadas.
Uma das mais famosas referências a esse visão dos cristais no plano espiritual é o que conta Dannion Brinkley no livro “Salvo pela Luz”. Ao longo de uma vida bastante difícil e sofrida, Brinkley teve duas experiências de quase morte, onde faleceu por alguns momentos e depois retornou ao corpo físico com recordação total do que ocorreu. Brinkley disse que esteve numa impressionante cidade de cristal. O autor conta que teve um contato com um ser de uma luz puríssima, um ser que ele só poderia caracterizar como “divino”. Esse ser emanava uma luz que provinha de um punhado de diamantes em todo o seu corpo luminoso. Brinkley conta que “Como pássaros sem asas, penetramos rapidamente em uma cidade de catedrais. Essas catedrais eram inteiramente feitas de uma substância cristalina cintilante, com uma luz que brilhava em seu interior. Paramos diante de uma delas. Senti-me pequeno e insignificante perto dessa obra prima arquitetônica”. O Ser de Luz foi conduzindo Brinkley em várias partes desse majestoso lugar e “movemo-nos para a frente seguindo um suntuoso caminho através de brilhantes portais de cristal”. Depois de retornar ao corpo físico, Brinkley sentiu uma imensa saudade desse magnífico lugar, onde tudo é amor e felicidade.
Autor: Hugo Lapa

Nenhum comentário: