EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

7 de dezembro de 2014

Deusa Brighid

 
 
 
Deusa tríplice celta que significa "luminosa".

Representada por três mulheres, Brighid, a poetisa, Brighid, a médica, e Brighid, a ferreira, sendo conhecida com a deusa da Tríplice Chama, pois o fogo alimenta as forjas, esquenta os experimentos dos alquimistas, e incendeia a mente dos poetas.
 
A data exata do início de seu culto pagão é desconhecida. Acredita-se que foi há milênios, sendo uma das deusas mais antigas

Em algumas lendas, ela aparece como filha dos deuses da terra Dagda e Danu, fazendo parte do povo sagrado Tuatha de Dannan.

Na maioria dos mitos, no entanto, prevalecem suas características de deusa virgem, guardiã da lareira, das mulheres e dos caminhos. Às vezes, é vista como a face jovem da Deusa, Danu ou Cerridwen, sendo a Mãe, e Cailleach, a Anciã, que cede seu lugar para Brigid no Sabbat Imbolc, substituindo o inverno pela primavera.

A mais cultuada das deusas celtas, é uma divindade intensamente ligada a sacralidade feminina,  dezenove sacerdotisas guradam sua pira sagrada em Kildare na Irlanda, diz-se que no vigésimo dia de cada mês ela aparece e vigia pessoalmente o fogo.
 

Deusa soberana da terra, do fogo, das fontes, da cura, fertilidade, artes, purificação e renovação, magia e profecia, sabedoria, poços sagrados, vidência,  magia,protetora das mulheres e familias.

No ano de 450, Brigith foi transformada em Santa Brígida pelo cristianismo que não conseguia impedir o culto a Deusa pagã, se tornando Santa Brigida na igreja católica.
 
Cultuada no  Imbolc um dos quatro festivais religiosos celtas,  festival em homenagem à Deusa Brighid,é quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera, época de festas alegres, tochas e fogueias, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes,de início do processo de aragem da terra e do plantio. Este é o momento quando Brigit espalha o seu manto sobre a Terra uma vez mais, abençoado toda a vida.

A mensagem da deusa Brigid nos diz que uma vida sem o calor, sem a chama da inspiração é totalmente insípida. Abra seu coração e permita que a inspiração seja o alimento de sua alma, para que você possa se tornar mais segura(o) e energética,ela vem para abrasar  com inspiração quando chamada.
Se está sentindo falta de direção, de motivação, de energia, peça a Deusa que lhe traga foco, inspiração, criatividade, se alimente com o fogo sagrado da deusa.
 
Cores : vermelho, laranja e verde.
Símbolos : haste,a roca de fiar, a chama sagrada, a espiral, o triskle,  pote de fogo.
Animais sagrados : cobra, vaca, lobo , abutre
Aroma: Zimbro
Dia da semana: Segunda, terça e sexta-feira.

 

 
                                      Oração a Deusa Brigit 

“Senhora dos cabelos trançados!
Guardiã do fogo sagrado!
Venha meus caminhos iluminar!
Meu lar abençoar!
Brigit! Filha do Grande Dagda!
Senhora das fontes sagradas!
Concede-me saúde e paz!
E todo amor de que és capaz!
Que eu saiba honrar tua bênção,
Entregando-te meu coração!
Que eu saiba curar e abençoar
E espalhe amor por onde eu passar!
Assim se faça para sempre.”
 

 





Fontes: O Oráculo da Deusa
           O Anuário da Grande Mãe - Mirella Fauer
           A Grande Mãe - Eric Neumann

Nenhum comentário: