EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

12 de outubro de 2014

DEUSA BRASILEIRA IAÇA




 A Deusa Nutridora

Fonte de tudo,deusa da nutrição, manifestada nos atributos da Lua, da água, da natureza, das mulheres e mães.

Há muito tempo, na tribo dos Caiapós, houve uma grande seca, a comida estava acabando, os índios estavam morrendo de fome e a população da tribo aumentava cada vez mais.

O cacique avisou que, daquele dia em diante, toda e qualquer criança que nascesse morreria, pois, do contrário, a tribo desapareceria.

A filha caçula do cacique, Iaçá, ficou grávida e escondeu a gravidez durante os meses consecutivos na esperança de poder ficar com o filho.

Mas, antes de Iaçá dar à luz, sua irmãs mais velhas, Jacira e Jandira, deram à luz duas lindas meninas. O cacique, por cima dos lamentos e amarguras das mães, matou-as. No tempo certo, Iaçá foi para a floresta e lá deu à luz um lindo menino. Por lá ficou durante sete dias e sete noites.

Após os sete dias, voltou à tribo sem a criança. Levou a criança, depois de um mês, e apresentou ao pai e à tribo, pedindo-lhes que o filho ficasse na tribo. O pai, por ser o cacique, falou no meio da oca: “Há luas, eu disse que toda e qualquer criança que nascesse morreria. Assim como morreram as filhas de Jandira e Jacira, o mesmo farei com o filho de Iaçá.”

Iaçá implorou ao pai que deixasse seu filho vivo, mas não foi atendida. Seu pai matou seu filho Tubiraçá. Iaçá chorou por vários dias a morte de seu filho. No sétimo dia após a morte do menino, Iaçá começou a ouvir choro de criança. Pediu aos espíritos que devolvessem seu filho.

Iaçá, na porta da maloca, viu uma grande luz e saiu. Para sua surpresa, no meio da oca estava o filho. Iaçá carregou a criança e agradeceu ao espírito por devolve-lo, porém, ao tentar andar, percebeu que seus pés haviam se transformado em raízes e seu corpo tomava a forma de uma bela palmeira e seu filho de um belo e lindo fruto.

Pela manhã, todos da tribo viram aquela bela árvore, e o cacique Tupi agradeceu o belo fruto, mas o pajé avisou: “Esta é Iaçá, que se juntou ao filho e nos deu um novo alimento”. Então, a palmeira ficou conhecida como açaí, que é Iaçá ao contrário.

A Deusa Iaça tem o dom de nutrir, alimenta seus sonhos, te reconstruir protege seu lar, trazendo o alimento sagrado, nos dá o fruto do trabalho, protege a maternidade

Seu símbolo é o furto do açaí e a palmeira, sua cor é o verde e o roxo.

Você criar sua conexão com a deusa alimentando se do fruto do açaí, em volta de uma fogueira, na mata, manipulando com as mãos a argila, o barro, plantando e cultivando uma palmeira.


Oração

Iaça chamo por Teu Filho que  é a esperança,  e o equilíbrio
e ordem restaurou
No ciclo infinito, que sempre existiu,
Na conexão com o Todo,
Chamo a Deusa Iaça
Para suas bênçãos espelhar e a todos encantar

Nenhum comentário: