EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

9 de agosto de 2014

DEUSA HERA


Na mitologia grega Hera é a deusa do casamento, deusa dos partos irmã e esposa de Zeus, Deus dos deuses, a Rainha do Olimpo, governava junto ao seu marido Zeus. Ela era filha de Cronos e Réia. Para os romanos era a Juno .

Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada, pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade,e o pavão animal relacionados com ela.
Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Héracles quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela gostava era Hermes.

Possuía sete templos na Grécia. Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu pavão para marcar os locais que protegia.

Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

A mais excelsa das deusas, é representada na Ilíada como orgulhosa, obstinada, ciumenta.Com Zeus teve todos os seus filhos, Hebe, Hefesto, Ênio, Ares, Éris e Ilitia .

Se Hera foi uma mulher disposta à contendas conjugais, realmente é porque ela estava coberta de motivos. Hera foi extremamente humilhada com as aventuras de Zeus. Ele desonrou o que ela considerava mais sagrado: o casamento.

Hera renovava anualmente a sua virgindade banhando-se na fonte Cânata, perto de Argos, local consagrado especialmente a ela. Assim, vemos que ela traz em si o arquétipo da eterna renovação, semelhante ao ciclo da Lua em suas fases. Através deste ato, ela une o ciclo lunar, o ciclo menstrual e o ciclo anual da vegetação.

O arquétipo de Hera perdura em cada mulher que se casa acreditando que o matrimônio é a consumação da satisfação feminina.

A mulher Hera sempre se destaca nos grupos. Ela é auto-confiante e parece ter nascido para mandar, independentemente de sua classe social. A mulher Hera floresce no companheirismo do matrimônio. A mulher Hera é conservadora, mãe que prima por manter a tradição familiar. Ela encarna perfeitamente a frase “Por trás de todo homem há sempre uma grande mulher”.

Aspectos negativos
Fraqueza de espírito; crueldade; dependência; maus tratos da parte do marido e filhos; vergonha; embaraço; guerra de palavras; maquinação; intromissão; intriga; mentira; ciúmes insanos; emprego sexo como arma, espírito vingativo, abandonada pelo marido, odiada pelos filhos

Aspectos positivos
Beleza; feminilidade; fidelidade; maternidade; candura; calor emocional; piedade; amor a virgindade; formalismo; insistência com relação à monogamia;

Símbolos:
Pavão, cetro (para ativar poder pessoal).
Cor:
Azul
Aroma:
Lírio
Dia da semana:
Quinta feira
Ervas/ Frutas
maçã, salgueiro, lírio-florentino, romã, mirra.

19 de junho é o dia de celebração a  Deusa Hera.

Oração a Hera
Minha Mãe, Grande Hera
Senhora de toda a criação
Nutridora dos meus sonhos
Me abraça e me protege com seu manto azul
Me ilumina e faz brilhar meus talentos
Me faz ser a montanha antiga e alta
Me faz ser a natureza cíclica
Que eu tenha a doçura de um filhote
E a força de uma fêmea caçadora
Me abençoa corpo, mente e alma!

Nenhum comentário: