EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

31 de agosto de 2014

DEUSA ÁRTEMIS



Ártemis em Roma é a Deusa Diana a deusa da lua e da caça, mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Febo.

O seu mito começa logo à nascença. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Letó esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apolo. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto. 

Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas, que era um dos muitos filhos de Zeus, portanto também irmão de Ártemis. Zeus também lhe deu uma corte de Ninfas, e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora. 

Ártemis é considerada uma das mais populares de todos deusas porque ela possui características e poderes de muitos outras deusas. Ela era conhecida como uma Deusa Mãe que ajudou a mulheres e crianças, uma deusa da terra que protegia a natureza e trouxe a chuva para fazer a terra fértil, e a deusa da caça e da lua. Com esses atributos, a fama de Ártemis cresceu . Ela era adorada por séculos na região do Mediterrâneo. O culto da deusa se espalhou por áreas como a Anatólia para o Egito, as ilhas do Egeu para Creta, Grécia e Itália. 

É uma deusa essencialmente da natureza em sua forma virgem ou indomada,está próxima dos animais, da caça e dos ciclos da natureza que regem o mundo.

Por reger a semente e o fruto, é às vezes chamada Senhora das Plantas, simbolizando sua profunda ligação com todos os aspectos da alimentação, do crescimento, dos ciclos das safras, e da colheita e preservação dos alimentos.

A mulher Ártemis brilha mesmo quando da vazão à sua natureza livre., busca a liberdade em tudo. É prática, aventureira e dona de si,costuma se dedicar ao estilo de vida alternativo, aos animais, e algumas vezes pode se engajar em campanhas que defendem os direitos femininos.

Muitas vezes aprecia uma vida mais solitária. Os homens costumam ter certo medo da audácia e independência da mulher Ártemis, mas quando essa mulher se sente a vontade com um homem, pode seduzi-lo com seu jeito único e selvagem, deixando-o facilmente apaixonado. Faz parte do seu instinto ser livre, seguir seus ideais e não se deixar influenciar tão facilmente por tendências e opinião alheia. 

As mulheres regidas pela deusa Ártemis enfrentam qualquer desafio, não têm medo e não aceitam de maneira alguma qualquer tipo de submissão. 

Ártemis é uma energia tão forte que geralmente provoca, nas mulheres a quem rege, uma vida de grande solidão. O sistema patriarcal não conseguiu lidar bem com essa energia primitiva por causa de sua grande autonomia, independência emocional e auto-confiança absoluta. Por isso a transformou numa “bruxa” na Idade Média e foi uma das primeiras a serem queimadas nas fogueiras da Inquisição. No fundo eram todas politicamente inofensivas, mas representavam um foco de resistência à submissão feminina imposta pela Igreja e seus dogmas.

É justamente desse espírito de autonomia que decorre sua tendência celibatária. Seu verdadeiro relacionamento é consigo mesma. Mas quando ama, uma mulher-Ártemis pode assustar o parceiro, porque sua paixão é feroz e selvagem.

O segredo de sua sexualidade está na identificação instintiva que tem com a natureza animal,as Amazonas gregas (e as brasileiras) são a representação mais pura da existência dessa natureza instintiva na mulher. 

Para muitos ela é considerada a Deusa Xamãnica.

Quando invocá-la use incenso de ervas , peça-lhe direções, quando precisar ir em busca de algo, seja um emprego ou um amor,idéias para atingir suas metas .

Dia da semana: Segunda feira 
Ervas/ Frutas :Abeto, amaranto, cipreste, cedro, avelã, murta, salgueiro, margarida, artemísia
Cores: azul e verde.

INVOCAÇÃO A DEUSA ÁRTEMIS

Amada Ártemis, senhora das Florestas, vinde ao meu encontro, chega perto de mim. Pegue minha mão e guie meus caminhos, cura-me com ervas, remove meus espinhos. Senhora dos Animais, afasta aqueles que me querem mau, me ensina a pular as pedras, acender a fogueira que da luz, o amor divino e faz-me bela (belo) como vós.


Templo de Àrtemis/ Diana em Évora Portugal
Photo by Marcelo Dalla

 

TEXTO Mônica de Souza 

Fontes:Wikipédia 
Site : Somos Todos Um
Livros O Oráculo da Deusa 
A Deusa e a mulher
Deusas em seu dia a dia - Tânia Gori

Nenhum comentário: